Depois de um semestre de existência, o Grãos de Areia muda novamente o layout – a primeira foi logo nos primeiros dias – mas permanece adotando o padrão de tons escuros. Modificações serão feitas aos poucos, para melhor apresentar o blog.
Porém, reiterando minha postagem de apresentação, faço aqui alusão à escuridão que seria a ignorância, e que nossa meta, como objetivo de todo blog, deve ser propiciar o debate. Por isso estamos aqui, para acender uma chama e iluminar idéias, norteando caminhos a seguir.
Desde os primórdios da civilização, o homem cultuou o Sol por sua posição de ser ele o responsável por trazer vida e iluminar o dia. Afinal, sempre fizemos referências para o que é claro seria algo bom, e o escuro é maléfico. Em grande parte das religiões se adota essa postura, desde o paganismo, que venera o Sol, até as derivadas do ramo abraâmico (judaísmo, cristianismo e islamismo) e também suas vertentes.
A divindade é simbolizada pela brancura, clareza pela luz e iluminação. E a escuridão era seu oposto, representação do mal. Por isso o Domingo, que marca o início da semana, é derivado do dia de culto ao Sol na antiguidade, e se presta veneração ainda hoje nesse dia. Nas línguas germânicas, a nomeação é bem explicativa, como exemplo no inglês: Sunday, Dia do Sol. Mas mesmo nas línguas latinas, Domingo deriva de Dia do Senhor.
Assim, passo a adotar a partir desta postagem a conduta de atualizar o Grãos de Areia sempre aos domingos, um dia para marcar o início de um novo período, que se intenta ser iluminado. E espero não descumprir essa meta. Dessa forma, por mais que haja escuridão à nossa volta, que possamos ser o foco de luz que a ilumina...
PS: Posso, contudo, fazer intervenções ocasionais durante o decorrer da semana, mas não desfigura o sentido do já estabelecido.
PS: Posso, contudo, fazer intervenções ocasionais durante o decorrer da semana, mas não desfigura o sentido do já estabelecido.
18 outro(s) grão(s) se juntaram a este.
Oi, Alex!
Parabéns pelo novo layout do blog. Ficou muito bonito e atraente.
Abraço,
=]
-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com
Eu preferia o anterior, mas tudo bem. Uma mudança sempre é bom.
O antigo layout de meu blogue era no estilo do seu, com um fundo preto e letras verdes. Recebi muitas reclamações de que é horrível pra ler e coisa e tal.
Mudei e gostei, mas tenho saudades do layout antigo.
Espero que o blogue mantenha sua proposta e a atinja. Se depender da qualidade da escrita, vai longe :D
Oi, Allex! Indiquei seu blog para ganhar um selo inédito confeccionado pelo Café com Notícias. Passe lá e pegue o seu presente!
Abraço,
=]
-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com
Valeu Wander e Caio. Espero ainda tornar o blog mais atrativo. Valeu pelo apoio.
All3X
Oi!
Ok, às vezes o silêncio é melhor... acho que as palavras estragam certos momentos... não sei pq, mas acho!
Sobre seu post; vc lembrou bem, quando disse que a cor escura lembra ignorância, apesar de que eu acho que o branco também lembra, pense por exemplo numa folha de ofício sem nada escrito, tudo depende do que irá ser colocado nela, mas enfim, cores escuras me remetem também a imensidão do infinito, nas possíveis infinitas particulas do universo. Afinal, "Grãos de Areia no Infinto"...
Abraço.
Luz que ilumine o nosso caminho, nos tire da escuridão!
Gostei do texto.
http://escondidin.blogspot.com/
Parabéns
http://fogodeletras.blogspot.com/
Trocar de "aparência" é sempre bom,mas sinceramente não gostei muito do seu layout,mesmo lendo o significado das cores que usou,acho que layout com preto e fonte branca atrapalha muito na leitura,cansa muito rapido,bom pelo menos pra mim.
abraço
não sou muito fã de layouts escuros, mas o seu ficou bom, logo que você arrumá-lo e organizar, vai ficar melhor de mexer acredito.
Curti o novo estilo!
Em breve mudarei o meu, sabe algum site legal de templantes?!
http://visaocontraria.blogspot.com/
Tenho dificuldade em mudar layouts.. dificuldade e resistência.
Não sei. Talvez no aniversário do saco de filó em dezembro eu mude algo, até lá, vou amadurecendo a idéia.
Um acréscimo ao seu texto. O sol é associdado a divindades em todas as culturas (daí, as palavras SUNDAY (ing), SONTAG (ale) e alguns outros para o dia da semana). No processo de cristianização da península hibérica, houve o apagamento dessas ideías. A partir de então adotamos a nomeclatura domingo (domenicus, uma referência ao dia do senhor. O dia de louvar a Deus.). Começamos a semana louvando DEUS e terminamos descansado no 7º. Assim como Ele o fez segundo velho testamento.
Só curiosidade: as outras línguas latinas retornaram às referências aos astros nos outros dias da semana. Só o português adotou uma nomenclatura com referência ao último dia (dia de féria/feira, o sábado). Daí, segunda-feira(feria), terça-feira.. e por diante.
Uma vez dei um curso de história da língua na graduação e encontrei esta informação pela proa...
Legal, né?
Marcelo, seu acréscimo não foi legal, foi magistral.
Valeu, é sempre bom contar com experiência no assunto para podermos aprofundar pensamentos até então um pouco superficiais...
E mudar de layout traz sim umas complicações, nada que se resolva com algum tempo. Pense sobre o assunto, a questão não é ficar mudando, mas consolidar um posicionamento.
Alex, aprovei a mudança!
Ficou muito bacana o novo layout. Não entendo muito disso, logo não sei explicar por que está melhor. Mas tenho a sensação de que está.
Sobre a periodicidade a que você se propõe, interessante. Não apenas pelo motivo solar, mas também porque, agora, todos estaremos melhor situados para ler o Grãos de Areia.
Até mais!
Gostei do lay out e da proposta do blog...ta de parabens
legal o blog...
www.tiagolpsantos.blogspot.com
Alex, teu texto sempre tão bem escrito, profundo e embasado. Dá gosto de lê-lo, mais uma vez reitero, é um grande jornalista que se perde, mas um grande jurista que nasce.
Adorei saber sobre a razão das cores no blog e eu, particularmente, gosto muito dessa combinação, fundo preto com tipo branco, mas agora com o sentido que vc deu, ficou muito melhor realmente.
Beijo carinhoso, amigo!
Ah, e parabéns pelos seis meses, viu? São só o início pra um trabalho tão bem feito apenas desabrochando por aqui.
Mais beijinhos!
Letícia, não tenho nem como agradecer você pelas palavras.
De todo modo, muito obrigado e estamos nessa juntos.
All3X
Postar um comentário
"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!