O que sobrou de Setembro?

Grão lançado ao ar por All3X às 23:16 de quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Naquele dia 11 o mundo parou para assistir a queda de um dos símbolos da sociedade norte-americana. As Torres Gêmeas do World Trade Center, se localizavam em Manhattan, centro financeiro de Nova Iorque e, por conseguinte, dos Estados Unidos, o que causou forte abalo da moral e orgulho de seus cidadãos.
Mesmo tendo participado das duas grandes guerras, os EUA nunca tiveram sofrido tamanho ataque externo em seu próprio território. Essa demonstração de vulnerabilidade reanimou o temor latente da população oriundo da Guerra Fria, na qual todos viviam sob o perigo constante de haver uma guerra repentina e inesperada que desencadeasse a morte de milhares de civis.
O ataque terrorista, de autoria do grupo islâmico al-Qaeda, legitimou por parte do governo norte-americano a intervenção militar no Afeganistão e, posteriormente, ao Iraque, na denominada Guerra contra o Terrorismo.
Mas além desse ocorrido, outros ataques sucederam na Europa, o que ocasionou com maior pressão que os governos europeus e dos EUA se isolassem ainda mais dentro de suas fronteiras. A imigração foi dificultada, e os governantes iniciaram políticas de repressão e concentração de maior autoridade sob sua responsabilidade.
Medidas de restrição às liberdades individuais também foram tomadas pelo governo republicano dos Estados Unidos. Já se é possível que membros designados pelo governo espionem conversas telefônicas, cartas e correspondências eletrônicas de civis, além de prisões serem permitidas sem mandado judicial específico contra a pessoa e, inclusive a tortura oficializada pelo governo, que responde que ela é necessária para se obter informações privilegiadas daqueles que são acusados de terrorismo.
Com isso se fez crescer também na população uma forte onda xenofóbica. Estrangeiros já não são, principalmente agora, tão bem vistos pela sociedade local. Acontecimentos como o maior número de deportação de estrangeiros em aeroportos e ascendente perseguição de imigrantes clandestinos, como até mesmo a morte do brasileiro pela polícia inglesa são reflexos da política anti-terror.
O que vemos é que conjuntamente com as torres, o que ruiu também foram as liberdades individuais dos cidadãos. E quando ela se reerguerá ainda é um enigma. Aos poucos a poeira se assenta e podemos enxergar a nossa volta com mais clareza. Assim poderemos tomar melhores medidas, só não é possível permitir que o que se levaram anos para ser alcançado se perca em pouco tempo.

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

19 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. Postado em sexta-feira, setembro 12, 2008 10:46:00 AM

    Acesso seu blog diretamente do Laboratório do CCH, Alex. Nota 10 para a sua idéia. Há momentos em que os textos não dizem mais do que o silêncio, o obscuro. Ridículos são a intolerância, o terrorismo, os árabes e os yankees. Fatos, boatos e uma guerra sem sentido.

    Até mais!

     
  2. All3X disse:
    Postado em sexta-feira, setembro 12, 2008 1:15:00 PM

    Oh Daniel, desculpa pela confusão..
    Depois de passar hora e horas na universidade, já não estava coma cabeça no lugar... Queria postar ontem mesmo, mas com uma terrível indecisão(o que me é normal, além da confusão) é que depois de tanto mexer na imagem que queria publicar junto com o texto, acabei fazendo besteira e publiquei o post em branco...
    Mas valeu pela visita. Agora já pode conferir o texto na íntegra (além da imagem que dessa vez coloquei)
    All3X

     
  3. Anônimo
    disse:
    Postado em sábado, setembro 13, 2008 1:46:00 PM

    Sei lá. Eu vi um filme do Micheal M. sobre o 11 de setembro. É uma coisa simples, mas tem muita história por trás disso.




    http://ilude.blogspot.com/

     
  4. Postado em sábado, setembro 13, 2008 2:02:00 PM

    Oi gostei do seu blog fala muitas coisa interessantes,queria saber como vc fez esssa animação ai do titulo do seu blog? se poder me responder fico grato


    http://blog-do-julio.blogspot.com/

     
  5. Postado em sábado, setembro 13, 2008 2:06:00 PM

    seu blog ta bacana
    primeira vez que passo por aqui e gostei dele
    estarei sempre por aki
    vlw abraços

     
  6. Anônimo
    disse:
    Postado em sábado, setembro 13, 2008 10:08:00 PM

    na quinta passada foi mais um 11 de setembro, uma data q se não fosse o terrorismo seria uma data qualquer. quando aconteceu isso eu ainda era meio mlk e não tinha ideia da complexidade que foi esse ocorrido. depois desse 11 de setembro o mundou mudou, realmente. té +


    Juka

     
  7. Postado em sábado, setembro 13, 2008 10:22:00 PM

    Desconfiança, repúdia...
    sentimentos nada agradáveis tem crescido na mentalidade de muitas pessoas. Não tiro a razão,
    mas não se pode generalizar as coisas. Ainda existem pessoas de bem, que lutam por um mundo melhor, ou menos pior.
    É claro que, cicatrizar essa ferida vai exigir um bom tempo. Até lá, que os rumos do mundo sejam os melhores possíveis.

     
  8. All3X disse:
    Postado em sábado, setembro 13, 2008 10:27:00 PM

    Perfeito Samira, como confirma o colega de cima, o mundo mudou muito com os eventos do dia 11, mas ainda existem aqueles que lutam por dias melhores.
    All3X

     
  9. Yuri disse:
    Postado em sábado, setembro 13, 2008 10:27:00 PM

    ainda bem q num me lembro dakele dia, deve ter sido umas das piores sensacoes ao ver akele acidente4 e os sofrimentos das pessoas e as vitimas pulando da torre
    enfim...
    Osama FDP!

     
  10. Postado em sábado, setembro 13, 2008 10:32:00 PM

    Olha,adorei todo o conceito do teu site,você meio que faz uma análise de todos os principais fatos que fazem parte de nosso cotidiano!

    Adorei a mensagem que vc deixa no lugar de "comentários" ..."mais um grão se juntou aos outros"..tudo haver com o título de seu site!

     
  11. All3X disse:
    Postado em sábado, setembro 13, 2008 10:37:00 PM

    Muito obrigado minha cara hostess.
    Tento fazer deste espaço um lugar para troca de idéias, e espero estar agradando a todos.
    Seja sempre bem vinda por aqui sempre que quiser aparecer.
    All3X

     
  12. Jota disse:
    Postado em domingo, setembro 14, 2008 9:46:00 PM

    cara fiqui impressionado na sua sofistica ção tanto nos textos quanto na estetica do blog

     
  13. Unknown disse:
    Postado em domingo, setembro 14, 2008 11:35:00 PM

    Pois é, são as regras de ação e reação causando problemas em escala global. Difícil encontrar solução...Ótimos conteúdos em seu blog.

     
  14. Riso Certo disse:
    Postado em segunda-feira, setembro 15, 2008 10:00:00 AM

    eh rapaz, mudou o mundo...

     
  15. All3X disse:
    Postado em segunda-feira, setembro 15, 2008 10:14:00 AM

    Perfeito Ingrid, ação e reação. E valeu mesmo a todos pelos elogios.
    All3X

     
  16. sacodefilo disse:
    Postado em quarta-feira, setembro 17, 2008 12:54:00 PM

    A coisa vai mais além, Alex.
    Acho que suscitou uma discussão de até que ponto é possível se falar de xenofobia em uma sociedade de estrangeiros como os EUAs. Isso criou um paradoxo e acabou criando-se o mito do islã terrorista... Tinha que haver um para responsabilizar, mas o problema é mais sério do que isso num país em que se fomenta grupos de extrema direita altamente armados... no meio, estrangeiros e americanos naturais...

    Não ruiu o conceito de liberdade individual nos EUAs, o que se discute hoje é a redefinição dos limites do que seriam estas liberdades em prol de uma comunidade mais segura..
    E isso é difícil para caramba

     
  17. All3X disse:
    Postado em quarta-feira, setembro 17, 2008 4:42:00 PM

    Justamente Marcelo, em prol do que o governo diz querer alcançar essa sociedade mais segura e tranquila, acabam por limitar em muito determinados direitos adquiridos, numa forma de autoridade impulsiva e desemfreada. Para tanto, responsabilizam alguém por ter gerado essa reação (que seria 'justa'), como o caso dos terroristas árabes.
    Saber até onde vai isso realmente é difícil de se prever.
    Valeu,
    All3X

     
  18. Anônimo
    disse:
    Postado em quarta-feira, outubro 08, 2008 10:54:00 AM

    Muito mais que um ataque em terreno norte-americano, o 11 de setembro representou o fracasso de um modelo de civilização excludente e desigual.

     
  19. All3X disse:
    Postado em quarta-feira, outubro 08, 2008 4:54:00 PM

    Muito boa a colocação Michell.

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: