Um Combatente em Todos Nós

Grão lançado ao ar por All3X às 09:52 de segunda-feira, 16 de junho de 2008

Fotografado por Alberto Korda em 1960, a imagem de Che Guevara persiste como um dos ícones gráficos mais reproduzidos na história. Contudo, o que ela representa?
Nascido em Junho de 1928 na cidade de Rosário, na Argentina, Ernesto Guevara de la Serna era formado em Medicina, mas dedicou sua vida pela luta política. Com o amigo Alberto Granado, durante a década de 50, percorreu de motocicleta o continente americado desde seu país natal até os Estados Unidos, num percurso de mais de dez mil quilômetros.
Durante a viagem Che Guevara teve contato com a reaidade de desigualdade social vivida pela maior parte da população latino-americana, assumindo a partir daí um compromisso contra as injustiças sociais. Foi no México que conheceu os irmãos cubanos Raul e Fidel Castro, se unindo a eles em um combate contra a situação política vivenciada na ilha do caribe.
A contradição veio de Fidel, que não tinha como objetivo implantar um governo comunista, mas após o golpe de regime, se alia à União Soviética e instaura um período de ditadura de partido único, que antes havia lutado para derrubar, que segue até hoje.
Contudo, por sua vez, Ernesto não se acomodou com a vida que tinha em Cuba. Buscava ele promover mudanças em toda a política administrativa mundial e lutava para que ocorresse essa alteração no estado das coisas através da crença de sucessivas revoluções. Foi numa dessas lutas armadas que ele morreu, em 1967 na Bolívia.
Por sua determinação em continuar perseguindo seus objetivos, Che Guevara ainda é um mito, símbolo revolucionário e de inconformismo com as tendências políticas principais.
Mas a pergunta que se forma é: representava ele um símbolo da rebeldia desmedida ou do ideal revolucionário?
Rebelde é aquele que busca apenas protestar contra uma causa, que não aceita ou se conforma com determinada estrutura. Revolucionar é algo a mais, é objetivar uma transformação da realidade e alcançar um ideal.
Quando postei o tópico referente à Ilha de Páscoa, interessei-me pela imagem do moai que olha ao longe, como se vendo um possível futuro. Naquele tópico mencionava um futuro para a nossa existência no globo terrestre, a pergunta era se existiremos no futuro. Agora lanço o olhar pelos olhos de ‘Che’, enquanto vislumbra sobre como será essa existência, perguntando, desse vez, de que forma seremos.
Como título ficava a questão sobre ‘O Planeta que queremos Viver’, uma aferição de como é que queremos nos integrar ao resto do mundo, se seria de forma predatória ou sustentável e harmônica. Agora fica a indagação sobre ‘A Sociedade que queremos Ser’, se pretendemos a busca do bem individual ou do bem comum.
Então, o que representa a imagem de Che Guevara, um produto ou uma idéia?
O olhar lançado ao horizonte parce ir além do alcance de todos nós, se dirigindo ao infinito, rumo a uma utopia. Mas é possível enxergar que o bem coletivo pode sim ser alcançado, e que este abarca a noção do prazer individual. Afinal, o bem coletivo é justamente a concretização da satisfação por todos, de modo a respeitar cada um em sua particularidade e diversidade.
O estilo de vida que devemos conquistar é aquele que nos traga prazer, mas que seja compatível com a satisfação e o interesse dos demais membros do grupo social. Não precisamos olhar para muito longe, a realidade se passa bem aqui perto de todos nós.
Se a imagem do ‘Guerrilheiro Heróico’, como é denominada a figura que estampa esse tópico, permace figurando a imagem de Che Guevara como o incansável combatente dos ideais possíveis e realizáveis, que nós possamos ser nossos próprios heróis.

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."

Ernesto Che Guevara

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

11 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. Unknown disse:
    Postado em segunda-feira, junho 16, 2008 8:54:00 PM

    O ruim é que tem gente que usa e nao sabem ao menos o que significa, o mundo é dotado de uma hipocrisia imensa...


    Abraços
    Cisco
    http://borarir.blogspot.com/

     
  2. Postado em quarta-feira, junho 18, 2008 2:01:00 AM

    Passando pra ver as novidades...
    Po tem gente que fala, usa camiseta, até faz tatoo do Che mas nem sabem a historia dele!
    Eu tenho uma admiração imensa por ele, mesmo discordando em alguns assuntos!!!
    Abraço

    http://www.avidanobeco.com/

     
  3. All3X disse:
    Postado em quarta-feira, junho 18, 2008 10:11:00 AM

    Valeu Dih e Cisco, o mais interessante em uma democracia é justamente isso: você pode ser favorável em alguns temas de acordo com uma pessoa, sem ter que apoiá-la de forma irredutível nos demais assuntos que você não considera.
    Devemos agir assim, unindo do pensamento de diversos personagens o que mais simpatizamos para criarmos nossa ideologia.
    All3X

     
  4. Postado em quarta-feira, junho 18, 2008 6:33:00 PM

    Che foi um sonhador. Eu não compactuo com todas as suas idéias, porém creio que o que ele fez para que elas se concretizassem foi algo incrível.

    Não acho que os povos devem estar sujeitos a interferências de revolucionários alheios a eles, como Guevara. Mas, ainda assim, é bom observar na História fatos de pessoas que lutaram contra aquilo que consideraram injusto.

    Até mais!

     
  5. All3X disse:
    Postado em sexta-feira, junho 20, 2008 2:27:00 PM

    Não sei se existe alguém que seja um exemplo de 100% de modelo de como devemos seguir a vida. Mas, como disse antes , devemos avaliar os pontos favoráveis de cada um.
    Daniel, agradeço a visita e sobre o comentário, queria apenas dizer que sobre um alguém alheio a interesses de toda a população realmente não deve existir. Por isso expressei o título do tópico justamente como "Um Combatente em todos Nós".
    Valeu, até mais
    All3X

     
  6. Postado em sexta-feira, junho 20, 2008 2:53:00 PM

    Primeiramente Parabéns pelo blog.
    Seu blog é muito interessante e inteligente.Em alguns aspectos Che Guevara é de ser admirado mas em outros...Depende de cada um de nós aproveitarmos a parte boa dele e não apenas comprar blusas com seu rosto.
    Gostei muito do blog!!^^
    Beijos.

     
  7. J. disse:
    Postado em sexta-feira, junho 20, 2008 2:56:00 PM

    Acho q hj estamos mais para Dom Quixotes.

    Mas o Che é muito mais do que modinha, com certeza

     
  8. Anônimo
    disse:
    Postado em sexta-feira, junho 20, 2008 3:02:00 PM

    Ótimo post.

    é para parar e refletir..

    abç..

     
  9. Postado em sexta-feira, junho 20, 2008 4:28:00 PM

    Obrigada pelo comentário e por divulgar o meu blog.Te espero mais vezes por lá.Com certeza devemos dar créditos as pessoas, mas com o cuidado de não nos iludirmos.
    Ah, e existe sim uma pessoa que seja um exemplo de 100% de modelo de como devemos seguir a vida, Jesus.

    Beijos.

     
  10. Anônimo
    disse:
    Postado em sexta-feira, junho 20, 2008 4:50:00 PM

    Terminei seu texto com um sorriso no rosto,voce conseguiu descrever muito bem a personlidade desse grande homem, e laem de tudo citou a minha frase predileta dele. Parabens mesmo

     
  11. All3X disse:
    Postado em domingo, junho 22, 2008 2:59:00 PM

    Agradeço a todos que visitaram o blog. Quanto a J. quero dizer que somos todos sim Dom Quixotes, pois não seria possível efetivar a realidade se antes não a tivéssemos planejado. Quanto a Meninas do Porão, digo que sim, cabe a nós fazermos uma correta ponderação de valores, por isso ainda considero que não exista alguém capaz de suprir 100% do modelo de conduta ética. Pois sempre teremos que avaliar o que nos foi exposto por outras pessoas, e não apenas ouvir apenas um lado do discurso. Deve haver sempre um complemento.
    Valeu também Caio e Rosangela.
    All3X

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: