A Muralha da China

Grão lançado ao ar por All3X às 14:00 de quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Construída durante o período imperial chinês, que se estendeu entre os séculos III a. C. ao XVI d.C., o conjunto de muralhas servia como forma de barrar o avanço de exércitos invasores para dentro do território da China. Hoje, o esplendor da grande muralha funciona como estandarte do governo central para estampar para o mundo uma imagem de magnitude e vigor de seu povo.
Desde o início de sua obra, pouco serviu para defender os invasores que eram constantes. Obras grandiosas normalmente possuem, dentre as principais finalidades, o objetivo de servir como meio de promover a unidade nacional e alargar o patriotismo da população por servir à pátria em nobres ideais.
Em tempos de jogos olímpicos, a China quer exportar a imagem de que sua supremacia de antes pode retornar agora, saindo do isolamento para se posicionar entre as grandes potências ocidentais. Estratégia de propaganda política semelhante a que foi assumida pela Alemanha nazista de Hitler, que objetivava comprovar a grandeza de sua ideologia.
O dinheiro gasto para custear os jogos deste ano superou marcas de todos os outros já praticados, evidenciando que o governo fará o possível para alcançar suas metas.
O império chinês cresce, no entanto, oprimindo sua população, pois seu desenvolvimento econômico desenfreado não respeita limites éticos ou morais. Com flagrante violação de direitos humanos, ambientais e de casos de corrupção promovidos por membros do governo central.
No país que possui a moeda nacional dentre as mais desvalorizadas – para favorecer a exportação – cresce vultosamente o número de bilionários – com fortuna avaliada em dólares – o que comprova ainda mais o abismo social existente na sociedade, onde milhões passam fome.
O presidente norte-americano Woodrow Wilson foi o grande difusor da tese da formação de uma comunidade internacional, na qual todos os países deveriam conviver de forma harmoniosa e se ajudarem mutuamente. Uma boa idéia lançada por um norte-americano, uma boa hora agora para colocá-la em prática. Momento propício para que os países possam fazer algo para colaborar com a população chinesa para impedir a perpetuação da opressão que esta sofre.

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

7 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. Postado em quarta-feira, agosto 06, 2008 4:37:00 PM

    Morro de vontade de conhecer a Muralha da China. Tenho uma prima missionária que está lá por lá e tirou várias fotos... Confesso que me deu uma inveja danada!!!

    []'s

    http://musica-holic.blogspot.com/

     
  2. Postado em quinta-feira, agosto 07, 2008 9:27:00 AM

    Seria muito bom se acontecesse essa "harmonia" entre os povos...^^

    flw!

     
  3. Anônimo
    disse:
    Postado em quinta-feira, agosto 07, 2008 10:06:00 AM

    Alex, as piadas lá são só de loiras porque eram as que estavam à mão. Mas vou postar outras. Só pra deixar claro, eu nem acho que loira é burra não...rs
    Ah,se você encontrar alguma piada boa e levinha, me manda que eu posto lá e ponho o crédito linkando pro teu Blog.

    Quanto ao seu post, adorei. Ainda ontem eu estava falando com meu filho sobre a muralha e falando que eu não sabia porque ela foi construída. Agora , graças ao seu post eu já sei ;)

    abs
    Raquel

    http://devaneioseloucuras-raquel.blogspot.com/

     
  4. Postado em quinta-feira, agosto 07, 2008 2:22:00 PM

    Alex, a China é um exemplo claro de desrespeito aos direitos humanos, justificado pela questão econômica, no que tange a abertura do mercado chinês.

    Wilson fora utópico, porém um homem à frente dos demais, pois enxergava na ânsia pelo poder, a derrocada mundial.

    Bem, vi sua visita no Sem Fronteiras e já linkei seu blog, após autorização dos outros blogmasters. Somente recomendamos blogs de qualidade e o seu se enquadra perfeitamente nisso.

    Bem-vindo ao concurso e assim que possível, analisaremos mais aspectos do Grãos de Areia pelo Infinito.

    Abraços.

     
  5. Postado em sexta-feira, agosto 08, 2008 1:41:00 PM

    A China, Alex, é um país peculiar, sem igual. Cresce assustadoramente, de forma que tudo o que se relaciona com o país atinge grandes proporções. Inclusive a opressão, como foi escrito.
    A idéia de Woodrow deveria ser colocada em prática pela ONU, mas o que vemos é uma entidade sem poder sobre governos e que tem recomendações violadas freqüentemente. De todo modo, nunca será demais convocar os países a adotarem postura semelhante à proposta por Wilson.

    Até mais!

     
  6. Postado em sexta-feira, agosto 08, 2008 4:05:00 PM

    respondendo seu comentário..

    eu também discordo de muitas posições daquela lista de logotipos de bandas..

    muitos ficaram de fora e outros foram injustamente colocados, como é o caso do prince.

    abraço
    ;D

     
  7. All3X disse:
    Postado em sábado, agosto 09, 2008 2:20:00 PM

    Valeu Raquel, espero que a pequena ajuda tenha sido de serventia. E Lucas e Daniel, concordo com o que foi dito, e mais, reitero as afirmações. O momento de se propor uma cooperação mais efetiva entre as nações, evitando desrespeitos como os observados na China, é imediato.
    E agradeço profundamente o blog Sem Frenteiras pela parceiria.
    All3X

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: