Primeiro Ato – Que se faça a Luz...

Grão lançado ao ar por All3X às 15:04 de quinta-feira, 8 de maio de 2008

A chama a ser acesa...

A Prometeu e a seu irmão havia sido dada a incumbência de dar a todos os seres existentes características que os distinguissem entre si e que fossem necessárias à sua preservação. Deste modo, com o intuito de entregar aos homens uma faculdade maior que a dos demais seres, Prometeu resolveu capturar o fogo, que era exclusividade dos deuses, e ofertá-lo à humanidade, que vivia nas trevas.

__________________________________________

Foi assim que nos tornamos dignos de sabedoria, com o fogo fomos capazes de produzir ciência e caminharmos em direção a um caminho mais esclarecido. E é por tal razão que nos encontramos aqui neste ambiente, para podermos difundir a chama do conhecimento entre nossos pares.

Apenas um foco de luz E da infinita imensidão, eis que surge a centelha da chama.

Este espaço tem como propósito servir de ferramenta, modesta por sinal, mas não menos relevante como tantas outras para gerar reflexão e servir de meio dialogal. Para fazermos com que esses pequenos e esparsos pensamentos possam fazer parte do processo contínuo e progressivo da construção do conhecimento. Com a escalada de Prometeu ao Monte Olimpo, trazendo de lá consigo uma chama acessa do Sol, o ser humano teve a capacidade de se dirigir à luz. Como quem antes estivera preso em amarras no interior obscuro de uma fenda, com os olhos voltados ao chão, e que agora possui seu olhar orientado à imensidão límpida e reluzente.

Foi esse espírito crítico que pôde, como exemplo, indagar a perpetuação de certos valores e fazer em maio de 1968 um movimento de afirmação e defesa de uma verdadeira e ampla democracia, como será visto em momento seguinte. Somos responsáveis pelo ambiente em que convivemos e compete a cada um de nós sermos o mecanismo de transformação da realidade social.

Que possamos todos acender um foco de luz onde houver escuridão.

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

2 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. Postado em quinta-feira, maio 08, 2008 8:31:00 PM

    Não gosto da orientação Stalinista do movimento de Maio/68 na França. Mas, sem dúvida, é muito bom protestar, manifestando o descontentamento diante de algum fato. E é desta luz que precisamos para saber reagir nos momentos propícios para construir grandes coisas.

    Até mais!

     
  2. All3X disse:
    Postado em sábado, maio 10, 2008 2:02:00 PM

    Não importe qual ideologia se siga, pois é permitida a liberdade de opnião e de expressão, o que caracteriza um Estado Democrático de Direito, o primordial é o posicionamento diante dos fatos e da vida político-social, não se deixando cair no comodismo.
    E valeu Daniel pelo apoio. Estaremos sempre dispostos ao debate...
    All3X

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: