Brasileiros possuem memória curta e Trending Topics efêmero

Grão lançado ao ar por All3X às 12:11 de domingo, 2 de agosto de 2009

...Aqui se navegaComo espaço dialogal o Twitter é uma excelente ferramenta por permitir que todo e qualquer indivíduo tenha ampla possibilidade de expor suas opiniões e que elas sejam recebidas por tantos outros usuários. Falta discutir justamente se existe assimilação do debate ali gerado ou se tudo não passa de uma conversa prosaica que logo se perde.

__________________________________________

A difusão de informação no microblog é extremamente ágil, e nela toda pessoa assume sua capacidade de ser formador de opinião e não mero receptor passivo, que apenas digere o que lhe é transmitido. Com a possibilidade de fazer circular facilmente o que se produz, o leitor passa a ser também sujeito ativo, formulando avaliações críticas dos dados que acessa.

Nessa esteira, denunciar irregularidades percebíveis no meio social e difundir para um grande público é simplificado com as opções encontradas no Twitter. Com as recentes denúncias de corrupção no Senado, então, rapidamente se tornou corrente postagens de mensagens de desaprovação mencionando o presidente daquela Casa, José Sarney, senador peemedebista pelo Amapá. E, por sua vez, a hashtag #foraSarney foi logo criada (numa referência a um pedido de saída do senador da presidência) e entrou nos Trending Topics (listagem dos tópicos mais comentados no período com atualização constante).

O que você esteve fazendo durante esse tempo?
As críticas feitas refletem a insatisfação da população pela longeva prática indecorosa da classe política e pela pouca ou nenhuma punição que recebem. Denunciar é tornar possível que uma elevada quantidade de pessoas tenha conhecimento das atitudes, é criar reflexão em torno do assunto e, em sentido maior, gerar uma conscientização pública. O meu único pesar é constatar que habitualmente muitos brasileiros logo deixam de se interessar pelo assunto por ora em voga.

A apolitização dos nossos nacionais tem raiz antiga. Se anteriormente talvez tenha sido determinada pela pequena oportunidade de se inteirar sobre o assunto, hodiernamente, por mais que os meios sejam facilmente acessíveis, se tornou uma escolha deliberada dos indivíduos. O desinteresse político é um erro, uma vez que todas as ações dos políticos acabam por atingir, direta ou indiretamente, a vida cotidiana de todos os cidadãos. São eles que gerenciam a coisa pública, e não acompanhar as atividades por eles desenvolvidas é claramente deixar livre o caminho para a improbidade. A omissão é a permissão explícita para que se faça o que for, por eles, desejado.

Se as mensagens de exame crítico por uma vida pública proba vão ser interiorizadas por todos os envolvidos, para integrarem a personalidade e a conduta desses leitores-atores no Twitter é ainda uma indagação. O que pode passar como um breve surto, talvez deixe indicativos mais perenes. Tenho boas expectativas, pois enquanto houver debate, ainda conseguiremos transformar pensamentos e, em seu desdobramento, práticas saudáveis rotineiras. Desejo que Sarney tenha servido, ao menos, a nós, como lição.


Imagem encontrada em: Abduzeedo

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

2 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. Postado em segunda-feira, agosto 03, 2009 9:52:00 PM

    Ótimas palavras, Alex.

    Minha visão sobre isso é simples: a maioria dos brasileiros que cria um perfil no Twitter o faz apenas para acompanhar a moda e "discutir" questões concernentes ao seu dia-a-dia, que, provavelmente, não interessam a ninguém.

    A partir disso, pensamos em outra esfera. Esta futilidade, somada ao nosso complexo de vira-lata, faz com que tenhamos uma obsessão pelos Trending Topics. Incluir um assunto naquela barra lateral é uma "honra" para o Brasil. O que, sinceramente, não faz sentido.

    Tem gente que, em suas atualizações, apenas menciona o assunto (acompanhado de "#"), muitas vezes sem dominá-lo, e nem sequer escreve qualquer comentário a respeito.

    Até mais!

     
  2. All3X disse:
    Postado em terça-feira, agosto 04, 2009 2:07:00 PM

    Daniel, o debate deve ser constante, e não girar apenas por alguns momentos. Tem razão, por isso espero que ainda mude esse quadro. Valeu

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: