Do combate entre Record e Globo, os vencedores somos Nós

Grão lançado ao ar por All3X às 15:08 de domingo, 16 de agosto de 2009

...A democracia agradece

Recentes investigações do Ministério Público do Estado de São Paulo devem estar retirando o sono e a concentração nas orações de Edir Macedo, fundador e dirigente da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O Judiciário busca solucionar a movimentação financeira pouco ortodoxa da instituição e sua ligação com a Rede Record de Televisão. Momento mais que propício para uma anticampanha por parte da Rede Globo.

__________________________________________

Ao exibir em sua grade de programação nacional as denúncias que envolvem os nomes de Edir Macedo e de outras nove pessoas, a TV Globo indubitavelmente acaba por desprestigiar sua principal concorrente perante o público. Mas justamente pelo fato de o grupo ligado a Edir Macedo aceitar tal apontamento, sobressai o nosso espanto. Afinal, se existe interesse por parte da família Marinho em atacar a situação vivida por uma ‘instituição religiosa’, esta deve ter alguma relação no setor em que aquela disputa por mercado. O ataque da emissora do bispo contra a TV global é, sob esse prisma, uma evidente tentativa de distrair o público e retirar seu foco de atenção de prováveis atitudes prevaricatórias e indecorosas da IURD.

É bem verdade que o processo ainda se encontra em andamento, não sendo possível afirmar a responsabilidade dos réus nos crimes apontados. Mas não é novidade no Judiciário brasileiro que tramitem ações em que a IURD se vê como ré. Só por este fato já podemos criar um espírito de cautela, pois se existe uma prática investigativa reiterada, pode-se deduzir, por sua vez, que deva decorrer de frequentes hábitos mal explicados da congregação. Soma-se a isso o grande número de evidências apresentadas até o momento, as quais, no mínimo, são capazes de produzir o interesse público de informar.

O Império contra-atacaUma guerra de mafiosos por trás das câmeras

A atitude inicial da TV Globo no levantamento das denúncias pode ser criticável, mas seria de igual modo se simplesmente se calasse perante o fato. Devemos saber que nenhum jornalismo é neutro, sendo toda decisão (seja para veicular ou não um determinado conteúdo, ou a forma como ele será abordado) tomada com um viés de um interesse qualquer, o qual está ligado às convicções subjetivas de quem transmite – em maior ou menor grau. Foi nessa esteira que a TV Record se sentiu prejudicada e se viu no direito de tomar uma atitude na defesa dos seus próprios interesses.

Durante a semana que se passou, os principais noticiários das duas grandes emissoras claramente se contra-atacavam, exibindo informações negativas uma da outra. Pode até não ser a melhor atitude a tomada por elas, mas não nego que tenha contribuído em muito para todos nós assim fazendo. Ao abertamente esclarecer as relações mais obscuras das empresas, mesmo que indiretamente ou de modo não intencional, acabam elas por informar e advertir o público da rede que existe por trás dos grandes veículos da mídia. Aquele público com menor oportunidade de se bem informar, que geralmente recebe o noticiário por intermédio dessas mesmas grandes empresas, por exemplo, é aquele que mais tem a ganhar com o ocorrido.

Ao final do episódio, o saldo pode ser negativo para as partes envolvidas, mas para todos nós, espectadores, o ganho é elevado. O oligopólio da notícia e informação pode ainda se sustentar por mais algum tempo, tal como a manipulação de outros tantos fatos continue, mas um leve impacto será sofrido – direta ou indiretamente. Presenciamos raro momento em que os próprios agentes responsáveis pelos atos mais inadequados se autodenunciam, dando ciência de muitas verdades ao grande público. Eu, ao menos, estou gostando de ver.

Imagem encontrada em: DevianART de D. Winston

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

7 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. Unknown disse:
    Postado em domingo, agosto 16, 2009 5:54:00 PM

    Essa briga é muito interessante por mostrar os podres de cada lado e quem sai ganhando é o telespectador se souber aproveitar isso e pensar que existe vida e notícia de qualidade fora dos monopólios e das duas que se digladiam.

    Abração

     
  2. Postado em domingo, agosto 16, 2009 6:12:00 PM

    Oi, Allex!

    Parabéns pelo artigo! Concordo contigo nesse ponto. Pelo menos, o público fica por dentro dos podres de cada uma, mesmo que isso seja usado de forma mesquinha para arranhar a imagem institucional de Globo e Record.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

     
  3. All3X disse:
    Postado em domingo, agosto 16, 2009 7:02:00 PM

    Wander, pode ser ujma prática não muito saudável a das duas empresas, mas não sei se é um espírito sádico meu, mas quero mesmo vê-las brigando. Pois como bem resaltou o Rodrigo, sabendo analisar, iremos ganhar com os arranhões a esse monopólio institucional. Dos males, o menor...
    Valeu, meus caros.

     
  4. Advogado disse:
    Postado em segunda-feira, agosto 17, 2009 11:48:00 AM

    O debate sempre abre brechas para o pensamento, quem é favorável a record vai pensar um pouco, e quem é favorável a rede globo também e quem pouco se importa com as duas, vai achar divertido ahhaha =D
    -
    Cara, devo confessar que há tempos atrás visitava seu blog mas não lia direito seus textos, mas agora que li vou voltar mais vezes.
    -
    Também quero parabenizar pelo layout organizacao e imagens temáticas nos posts, ficou muito show, apesar de eu não ser fã de blogs escuros... =D

     
  5. bad guy disse:
    Postado em segunda-feira, agosto 24, 2009 10:48:00 AM

    Foda é dizer que a globo manipula as pessoas pela informaçao.O nivel de inteligencia de uma pessoa que se deixa influenciar por uma dessas emissoras também conta e sempre será assim.

     
  6. All3X disse:
    Postado em segunda-feira, agosto 24, 2009 12:24:00 PM

    Correto, Edu. Somos todos influenciáveis, devemos, portanto, saber ponderar a informação que chega até nós.
    Valeue voltem sempre ;)
    All3X

     
  7. alemao1608 disse:
    Postado em segunda-feira, agosto 24, 2009 1:29:00 PM

    Concordo contigo, esta foi uma das poucas chances recentemente de vermos uma abertura da caixa de pandora dessas emissoras, sempre bom pra todos nós, meros espectadores....
    Abraço

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: