Uma nova Energia para a Economia

Grão lançado ao ar por All3X às 08:00 de domingo, 29 de março de 2009

A crise financeira vivenciada atualmente pode impulsionar investimentos em fontes de energia renováveis. E isso não é mero otimismo desse autor.


No dia 28 de março deste ano, das 20h30 às 21h30 horas pelo horário de Brasília, se realizou a Hora do Planeta (Earth Hour), promovida pela primeira vez no país pelo WWF-Brasil. Com o ato simbólico de apagar as luzes por sessenta minutos, os organizadores têm o interesse de alertar a população sobre os efeitos decorrentes do aquecimento global e das mudanças climáticas.

anunciei anteriormente que 2009 traria repercussões de grande porte provenientes das nossas práticas anteriores, uma vez que estamos num ano que sofre com a crise econômica mundial. O movimento da Hora do Planeta vem nesse sentido. Conforme já fiz menção, o fato de ocorrer a crise pode servir como meio propulsor para o debate da temática ambiental. Digo isso porque em busca de melhorias na saúde financeira de seus países, os governos e grandes investidores tendem a buscar alternativas ao modelo vigente e que tenham melhor custo-benefício.

Investimentos no setor energético já se tornaram temais centrais. Organismos internacionais já alertam que a dependência por petróleo e carvão (que são altamente poluentes e que estão se tornando cada vez mais caros) está provocando a intensificação do efeito estufa, o que não é das melhores notícias. Então as alternativas – como fontes sustentáveis e renováveis – trariam melhorias como a criação de empregos, movimentação de capital, redução de custos e potencialização dos lucros, além de atenuar os impactos ambientais.

Reaquecendo a economia global e tirando todos do colapso ambiental, o desenvolvimento de tecnologias para a geração de energia limpa é promissor. Seria o marco necessário do término de uma Era Negra para o início de uma Verde. A sociedade, assim como a prática dos mercados, mudou. Não basta somente consumir produtos, interessa cada vez mais aos cidadãos a origem, os processos de produção e destinação, a relação com o meio-ambiente e os valores éticos que configuram a comercialização desses produtos. Preza-se pelo comprometimento social que as entidades possuem nas ações com o público, e maior valor ainda para a proteção ambiental.

Na data em que o autor desse blog comemora aniversário, e já caminha o Grãos de Areia para seu primeiro ano de existência na web, prefiro crer que na intensificação dessa realidade, com a qual se pode ser capaz de promover desenvolvimento não só econômico, mas, principalmente, humano, que é o almejado por todos nós. Acenda essa Luz!

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

1 Comentário

  1. Postado em sexta-feira, abril 03, 2009 9:56:00 PM

    Olá,

    Há um Prêmio para você no meu blog.
    Você merece.

    Abraços e bom final de semana.

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: