Os Três Segredos da Sabedoria

Grão lançado ao ar por All3X às 14:14 de domingo, 12 de outubro de 2008

A representação dos três macacos que adorna o pórtico de um templo em Nikko, no Japão, simboliza para a tradição budista o aforismo dos três segredos para a sabedoria. Oriunda da expressão em japonês ‘Mizaru, Kikazaru, Iawazaru’ que faz um trocadilho com a palavra saru (significando macaco) e zaru (ligado à negação) que possuem mesma fonologia. Em suma, se referem a “não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”.
Mas para a atualidade, pode muito bem ser útil para visualizar o infundado pragmatismo humano ou mesmo sua subverniencia. Exemplo maior que posso oferecer é o caso no qual ninguém vê a real conjuntura sócio-ambiental chinesa, não ouve os protestos da comunidade internacional e não comenta nada sobre o assunto.
Os EUA, paradoxalmente, se fazem de interventores mundiais para levar o que consideram ser um modelo de Estado mais justo e igualitário para as populações de outros países. Episódio que fundamentou a invasão iraquiana que, segundo motivos oficialmente divulgados, apresentava flagrantes desrespeitos a direitos humanos. Contudo, na mesma situação de desrespeito que se encontra a China, o governo norte-americano vela um profundo silêncio.
Mas seria injusto apenas acusar o supracitado país, pois muitos outros se encontram na mesma situação. Razão que se dá por ser hoje a República Chinesa uma das maiores parceiras comerciais de muitas nações e ser o seu desenvolvimento econômico que eleva a economia global.
Como canteiro de obras do mundo, a China sepulta junto à sua base milhares de vítimas da opressão estatal. Visualizamos essa atitude na construção da hidroelétrica Três Gargantas que, quando concluída, será a maior central de produção de energia elétrica do mundo. Para o crescimento da economia nacional o governo comunista chinês não se preocupa com os impactos ambientais, culturais (com a inundação de locais considerados patrimônios históricos ou naturais) e sociais (no descolamento de grande contingente que sobrevive dos recursos da região e que terão que ser remanejados).
No descaso com os valores já consagrados com imanentes aos seres humanos – como explicitado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, da Organização das Nações Unidas – a China prossegue seu caminhar, seguida pelo silêncio dos governos internacionais que, para proteger seus mercados nacionais, aceitam tais atitudes.
A figura dos três macacos sábios foi inspirada na crença de que se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal, formaríamos uma sociedade mais pacífica. Mas meu parecer me faz sugerir o contrário. O que necessitamos é não reproduzir o mal, mas ver, ouvir e denunciar tais atitudes é nosso dever. Se muitos permanecem calados, creio que há de ser a hora de alguém quebrar a corrente e iniciar os debates.

Continue lendo – Os grilhões que amordaçam uma Voz

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

14 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. Postado em domingo, outubro 12, 2008 7:42:00 PM

    mais uma vez são substituídos o verde da natureza pelos verdes do dinheiro.
    E vemos o quanto somos incapazes (será que somos mesmo?) de fazer algo contra isso. Espero que ainda haja alguma alternativa, ou forma de impedir isso.
    Será que a China não se importa com o seu passado, ao destruir patrimônios históricos? Ou será que ela não se importa com o futuro, ao destruir de forma brutal a natureza?

    http://clik.to/otherside

     
  2. Postado em segunda-feira, outubro 13, 2008 9:50:00 AM

    Também acho, o mundo nunca vai poder ficar em paz, ai que vem a teoria do equilibrio, se tudo fosse tranquilo iam surgir problemas, se tudo fosse um caos, o mesmo, então porisso que tem que ter desordem e ordem ao mesmo tempo, se não entra em colapso...
    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

     
  3. Unknown disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 13, 2008 9:53:00 AM

    Muito interessante o texto.É sempre bom ler sobre o budismo, assunto que me desperta grande interesse.

     
  4. Anônimo
    disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 13, 2008 10:30:00 AM

    Fingir que nada conetece, ficar mudo, cego e não ouvir não resole nada .. acaba dando apoio aos que fazem sua malandragem .. acho que eles tem que rever os coneceitos..

    Abç..

     
  5. Postado em segunda-feira, outubro 13, 2008 10:31:00 AM

    Isso é conhecimento e cultura,, muito interessante seu blog

     
  6. Anônimo
    disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 13, 2008 10:37:00 AM

    Otima colocacão no final, devemos ver, ouvir e denunciar o mal. É interessante a representação do mito porque da pra ver que não da pra fazer as tres coisas ao mesmo tempo, é quase uma desmistificação.

     
  7. All3X disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 13, 2008 6:17:00 PM

    Valeu pela força pessoal.
    É bom saber que tem mais gente pensando semelhante.

     
  8. Postado em segunda-feira, outubro 13, 2008 11:40:00 PM

    é sempre bom discutir assuntos diferentes no blog...

    ótimo espaço!

    =*

    http://www.sandluckily.blogspot.com/

     
  9. Anônimo
    disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 13, 2008 11:48:00 PM

    Pois é.

    "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
    Martin Luther King

    Não precisamos falar nada mais, não é mesmo?

    Passe pelo meu, abraço camarada!

     
  10. Postado em terça-feira, outubro 14, 2008 9:21:00 AM

    É a corrida pelo poder...EUA e China brigando cada vez mais enquanto q o povo sofre para fazer a economia crescer.

     
  11. Postado em quarta-feira, outubro 15, 2008 1:36:00 AM

    Realmente absurdo, a incosciencia do homem chega a estremos assutadores. E concordo com você, não adianta ficarmos quietos apenas assistindo, precisamos dar voz as nossas opiniões, apesar de hoje em dia estar cada vez mais complicados para as pessoas se manisfestarem, a violencia e o poder os assusta, mas ainda assim eles tem que perceber que o silencio não é solução.

    Obrigado pela visita em meu Blog, já está atualizado... ah, e não seja pessimista, pense que o mar tem milhões e milhões de litros de aguás e que as baleias estão bem longe da área onde nos banhamos rsss

    Beijos!
    Até a próxima!

     
  12. sacodefilo disse:
    Postado em quarta-feira, outubro 15, 2008 1:30:00 PM

    Enquanto a China representar uma economia de 1,5 bilhão de consumidores, com um crescimento de 8% média/ano, vai ser muito difícil abrir estas discussões. Quem vai fazer um bloqueio a um mercado consumidor desse tamanho? É possível haver uma unidade de decisão dessa tamanho contra o governo chinês?
    A verdade é que todos os idéias, por mais belos e justos que possam parecer sucumbem à força da grana que ergue e destrói coisa belas...
    Sábio Caetano, sábio mesmo.

    Enquanto isso, fechamos os olhos para todas as violações dos direitos mais sagrados do ser humano na terra de Mao... Não posso perder o trocadilho...

    E o negócio por lá vai de Mao a Pior...

    Desculpe, foi mais forte que eu..
    rs
    Abraços

     
  13. All3X disse:
    Postado em quarta-feira, outubro 15, 2008 4:36:00 PM

    Marcelo, aqui a regra é se expressar.
    E veio em boa hora o trocadilho.
    Valeu,
    All3X

     
  14. Anônimo
    disse:
    Postado em quinta-feira, outubro 23, 2008 3:20:00 PM

    A China cresce de maneira cavalar. E cresce a custa de muito trabalho escravo; cresce as custas de uma censura e de um sisterma altamente coercitivo; cresce pois coisificou mulheres durante toda a história e agora coisifica os homens também por ser a tremenda maioria.

    Estou lendo 11 de setembro do Chomsky (aliás, recomendo pra ti se é que não leu) e venho acompanhando a cada página o catálogo de atrocidades cometidas pelos EUA durante o século XX. Seja democrata, republicano, Clinton, Bush pai, filho, seja Reagan, Ford, seja qual for presidente existe um ato de extrema covardia pra contar. Os EUA foram e são a maior força terrorista do planeta e, cinicamente, é essa a bandeira que eles hasteam, só que contra. A China corre por fora, e com cada vez mais chances de pegar o líder na curva.

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: