No próximo dia 11 do mês de novembro comemora-se 90 anos da assinatura do armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O conflito foi o responsável por redesenhar as fronteiras da Europa e do Oriente Médio e por definir os rumos do século XX.
No início daqueles anos, uma onda de forte nacionalismo tomou conta da Europa. E foi ela uma das responsáveis por encaminhar o ritmo dos próximos anos. E quando, como exemplo, o tratado que pôs fim aos conflitos armados da primeira grande guerra foi assinado dentro de um vagão de trem na França, sendo a Alemanha forçada a aceitar a derrota e os termos da rendição, o sentimento de abalo desse sentimento fez surgir uma reação de rivalidade entre as nações.
Com o fim da guerra, o absolutismo monárquico pôde finalmente se encerrar. Mas não foi a garantia de governos mais democráticos, pelo contrário. Segui-se com a centralização do poder estatal com a ascensão de diversos governos totalitários, tanto de extrema direita, como os nazi-fascistas, quanto de extrema esquerda, como o comunismo soviético.
Foi a primeira guerra que impulsionou a indústria bélica, para o desenvolvimento de armas de maior potencial destrutivo, assim como o militarismo das nações. Com as notícias que chegavam das trincheiras cavadas para as batalhas, a sociedade passou a enxergar os horrores advindos com a guerra. Foram 19 milhões de mortos e outros tantos feridos, para no fim não se chegar a solução nenhuma.
Se o século XIX já havia terminado em clima de tensão, com as grandes potências em disputa por mercado consumidor e fontes energéticas e de matéria-prima para seus produtos industrializados, o século XX foi ainda mais conturbado.
Houve a falsa idéia de que o fim da primeira guerra, esta colocaria fim a toda e qualquer tentativa de guerra futura, pois os conflitos já estariam todos solucionados. Mas a primeira tentativa de se fazer um órgão que uniria todas as nações para buscar a paz entre os povos foi um fracasso. Não fomos bem-sucedidos em manter a paz por muito tempo...e ainda não aprendemos.
Este texto faz parte do Projeto G8
9 outro(s) grão(s) se juntaram a este.
O mais curioso é imaginar que o armistício que pôs o fim na primeira guerra foi a pedra fundamental da segunda grande guerra. A situação em que Alemanha saiu do conflito, com um nacionalismo belicoso e um sentimento de ódio racial, era tudo que um cara como Hitler precisava para explodir um país.
Lá havia, gasolina, pólvora e fósforo... era só alguém para acender que faltava.
Olá! Venho pra lhe dizer que indiquei este blog ao selo Melhores 2008. Quando poder, vá em meu blog e pegue o selo, é merecido!
www.comideiaseideais.blogspot.com
O SELO ENCONTRA-SE NA POSTAGEM DE 25 DE OUTUBRO.
Foi justamente a ONU quem fechou os olhos para o massacre em Timor, para a guerra civil no Congo, para o conflito nos balcãs e tantos outros morticínios - patrocinados pelos EUA - ocorridos no século XX.
EUA esse que foi condenado, em 85, por agir de maneira terrorista junto a Nicarágua. É o único caso em que o tribunal da ONU condenou um país por terrorismo. Pois os EUA rasgaram a condenação e continuaram na sua estranha luta por cada vez mais poder.
Que legal o assunto abordado..... gostei :)
realmente, ainda não aprendemos a fazer a paz. Ainda é algo muito teórico e em uma visão pessimista, vejo que ela não vai ser posta em prática tão cedo.
achei bastante interessante o blog, seu conteúdo, assim como este post. este blog realmente tem conteúdo
abraço
Valeu a todos, só queria acrescentar, Marcelo e Michell , que o século XX foi, a meu ver, todo construído em seqüências de atos que levavam a conflitos armados. Uma cadeia de irresponsabilidades...
E parece que não mudamos muito de direção.
Texto muito bom, e o template do seu blog também é muito bonito, parabéns :D
http://ouuseraquenao.blogspot.com
Adorei seu blog e os assuntos abordados, muito interessante mesmo.
http://tchannannan.blogspot.com/
Postar um comentário
"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!