1918: Das trincheiras da guerra, um olhar para o século XX

Grão lançado ao ar por All3X às 14:27 de domingo, 26 de outubro de 2008


No próximo dia 11 do mês de novembro comemora-se 90 anos da assinatura do armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O conflito foi o responsável por redesenhar as fronteiras da Europa e do Oriente Médio e por definir os rumos do século XX.
No início daqueles anos, uma onda de forte nacionalismo tomou conta da Europa. E foi ela uma das responsáveis por encaminhar o ritmo dos próximos anos. E quando, como exemplo, o tratado que pôs fim aos conflitos armados da primeira grande guerra foi assinado dentro de um vagão de trem na França, sendo a Alemanha forçada a aceitar a derrota e os termos da rendição, o sentimento de abalo desse sentimento fez surgir uma reação de rivalidade entre as nações.
Com o fim da guerra, o absolutismo monárquico pôde finalmente se encerrar. Mas não foi a garantia de governos mais democráticos, pelo contrário. Segui-se com a centralização do poder estatal com a ascensão de diversos governos totalitários, tanto de extrema direita, como os nazi-fascistas, quanto de extrema esquerda, como o comunismo soviético.
Foi a primeira guerra que impulsionou a indústria bélica, para o desenvolvimento de armas de maior potencial destrutivo, assim como o militarismo das nações. Com as notícias que chegavam das trincheiras cavadas para as batalhas, a sociedade passou a enxergar os horrores advindos com a guerra. Foram 19 milhões de mortos e outros tantos feridos, para no fim não se chegar a solução nenhuma.
Se o século XIX já havia terminado em clima de tensão, com as grandes potências em disputa por mercado consumidor e fontes energéticas e de matéria-prima para seus produtos industrializados, o século XX foi ainda mais conturbado.
Houve a falsa idéia de que o fim da primeira guerra, esta colocaria fim a toda e qualquer tentativa de guerra futura, pois os conflitos já estariam todos solucionados. Mas a primeira tentativa de se fazer um órgão que uniria todas as nações para buscar a paz entre os povos foi um fracasso. Não fomos bem-sucedidos em manter a paz por muito tempo...e ainda não aprendemos.

Este texto faz parte do Projeto G8

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

9 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. sacodefilo disse:
    Postado em domingo, outubro 26, 2008 5:55:00 PM

    O mais curioso é imaginar que o armistício que pôs o fim na primeira guerra foi a pedra fundamental da segunda grande guerra. A situação em que Alemanha saiu do conflito, com um nacionalismo belicoso e um sentimento de ódio racial, era tudo que um cara como Hitler precisava para explodir um país.

    Lá havia, gasolina, pólvora e fósforo... era só alguém para acender que faltava.

     
  2. Anônimo
    disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 27, 2008 11:58:00 AM

    Olá! Venho pra lhe dizer que indiquei este blog ao selo Melhores 2008. Quando poder, vá em meu blog e pegue o selo, é merecido!

    www.comideiaseideais.blogspot.com

    O SELO ENCONTRA-SE NA POSTAGEM DE 25 DE OUTUBRO.

     
  3. Anônimo
    disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 27, 2008 3:20:00 PM

    Foi justamente a ONU quem fechou os olhos para o massacre em Timor, para a guerra civil no Congo, para o conflito nos balcãs e tantos outros morticínios - patrocinados pelos EUA - ocorridos no século XX.

    EUA esse que foi condenado, em 85, por agir de maneira terrorista junto a Nicarágua. É o único caso em que o tribunal da ONU condenou um país por terrorismo. Pois os EUA rasgaram a condenação e continuaram na sua estranha luta por cada vez mais poder.

     
  4. Postado em segunda-feira, outubro 27, 2008 3:22:00 PM

    Que legal o assunto abordado..... gostei :)

     
  5. Anônimo
    disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 27, 2008 4:47:00 PM

    realmente, ainda não aprendemos a fazer a paz. Ainda é algo muito teórico e em uma visão pessimista, vejo que ela não vai ser posta em prática tão cedo.

     
  6. Anônimo
    disse:
    Postado em segunda-feira, outubro 27, 2008 9:51:00 PM

    achei bastante interessante o blog, seu conteúdo, assim como este post. este blog realmente tem conteúdo
    abraço

     
  7. All3X disse:
    Postado em terça-feira, outubro 28, 2008 1:59:00 PM

    Valeu a todos, só queria acrescentar, Marcelo e Michell , que o século XX foi, a meu ver, todo construído em seqüências de atos que levavam a conflitos armados. Uma cadeia de irresponsabilidades...
    E parece que não mudamos muito de direção.

     
  8. Lucas disse:
    Postado em terça-feira, outubro 28, 2008 5:17:00 PM

    Texto muito bom, e o template do seu blog também é muito bonito, parabéns :D


    http://ouuseraquenao.blogspot.com

     
  9. Marcelo disse:
    Postado em terça-feira, outubro 28, 2008 5:47:00 PM

    Adorei seu blog e os assuntos abordados, muito interessante mesmo.

    http://tchannannan.blogspot.com/

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: