O Voo da Águia

Grão lançado ao ar por All3X às 22:03 de domingo, 26 de julho de 2009

...quem conta um conto...

“Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez naLua. [...] Viemos em paz, em nome de toda a Humanidade”. Com essa inscrição, gravada numa placa metálica juntamente com a assinatura do presidente estadunidense Richard Nixon, os astronautas Neil A. Armstrong, Edwin E. "Buzz" Aldrin Jr. e Michael Collins deixaram o registro da presença humana em solo lunar naquele julho de 1969. Feito notoriamente histórico, a imagem do homem pisando na Lua vem simbolizar o extraordinário avanço tecnológico alcançado pelas gerações do século XX.

__________________________________________

A conquista do EspaçoEm nenhum outro momento das civilizações se conseguiu tamanho progresso científico como no breve período do último século. No encalço da tecnologia que conseguiu realizar a viagem espacial se desenvolveram outras tantas, que se integraram posteriormente ao cotidiano de uma grande parcela das populações. Foi historicamente também mais uma ocasião na qual o governo norte-americano tomou para si a representatividade das demais nações.

A missão conseguiu cumprir a meta definida pelo então presidente John F. Kennedy, que num discurso em 1962 havia estabelecido até o fim daquela década como sendo o prazo para que o programa espacial dos Estados Unidos enviasse um homem ao nosso satélite natural.

Uma foto para a eternidade
Ao sair do módulo lunar Eagle (Águia, no inglês – um dos símbolos oficiais dos EUA), há 40 anos, foi Armstrong que pronunciou em nome de seu país a expressão: “Um pequeno passo para um homem, um salto enorme para a humanidade”; assim como a bandeira fincada em solo lunar pela missão Apollo 11, e repetida pelas cinco missões seguintes (Apollo 12, 14, 15, 16 e 17), foi a norte-americana. Em período de Guerra Fria, os Estados Unidos explicitamente indicavam sua decisão de guiar os países alinhados à sua política e rivalizar pelo domínio global contra o eixo comunista.

Não é de se negar que a presença humana além do globo terrestre tenha trazido grandes proveitos para a humanidade, mas apenas para alguns poucos houve um grande salto. Enquanto esses podem ostentar um programa aeroespacial, outros tantos, daqui da superfície terrestre mesmo, continuam nos pequenos passos em busca do mínimo necessário para o sustento de seus concidadãos.

Além disto, até quando os EUA vão continuar se apregoando os líderes mundiais, com direito a proferir o voto final sobre o destino de todos? O saldo, no fim das conquistas, pode ter sido satisfatório, mas faltou combinar a divisão do espólio. A lógica, por enquanto, permanece ainda a mesma: “Ao vencedor, as batatas”.

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

0 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: