Pontes indestrutíveis

Grão lançado ao ar por All3X às 23:38 de quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Grãos de Areia, que acredita que blogs são uma ótima ferramenta da rede social, está a partir de agora disponibilizando o recurso Seguidores, que permite que outros usuários possam se unir a esse autor que vos escreve, para juntos melhor articularmos nossos conteúdos.
Não conseguindo viver isolado, o ser humano se reúne com outros, pois só em sociedade é que conseguimos nos desenvolver, alcançando a plenitude e satisfação de nossas necessidades. Costumo dizer que viver não nos basta, existimos apenas pela convivência. E se encararmos o ser humano como uma ilha, nossa meta passa então a ter que interligá-las.
Para os antigos romanos, as pontes eram de extrema importância, pois se deve em muito a elas e sua extensa rede de estradas, que eles conseguiram estabelecer sua superioridade militar. Permitindo que as legiões se movimentassem de forma rápida, eficiente e segura, ultrapassando barreiras naturais que outros povos ainda não conseguiam superar. Pois, por mais que as pontes já fossem conhecidas antes dos romanos, elas ainda eram pouco difundidas.
Foi a sua engenharia que permitiu que pontes de madeira fossem construídas de forma célere, para alcançar o inimigo ou chegar em povoamentos que se valiam de rios ou fossas – tática militar comum de defesa na época – para se impedir o acesso. Sem deixar de mencionar que, após constituído o domínio da área, as pontes e estradas serviam para ligar o novo território ao restante do império.
Seu uso era amplo, tanto que muitas cidades da Europa mediterrânea de hoje se derivam da existência de pontes romanas. Pois uma vez estabelecida a conexão, o povoamento era facilitado.
Desse modo, simbolizando esse elo, espero que desses pequenos grãos de areia que vocês, leitores, encontram por aqui, possam ser suficientes para se solidificarem e formarem blocos que sustentem uma ponte entre mim e vocês, e interligando ainda mais essa rede social que participamos e que eu os convido a fazer parte.

Vale lembrar que, dentre todas as construções romanas que perduram ao longo do tempo, estando em boas condições até a atualidade, a grande maioria são estradas e pontes. E não por coincidência, devido a sua simbologia de permitir a mudança e ocupação de espaços ainda não habitados, para os romanos, o nome de seu principal sacerdote era a designação daquele que constrói pontes, ou seja, o pontífice.

Postagens Relacionadas

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e assine nosso RSS Feed.
Imprimir esta página | Enviar para o Twitter | Recomendar no diHITT | Feed dos comentários

12 outro(s) grão(s) se juntaram a este.

  1. Postado em sexta-feira, outubro 31, 2008 12:50:00 AM

    Alex,

    há quem diga que não, mas no fundo acho q todos nós blogueiros temos todo esse trabalho de postar e divulgar o blog pq buscamos interagir mesmo

     
  2. Anônimo
    disse:
    Postado em sexta-feira, outubro 31, 2008 2:13:00 PM

    Primeiro, quero agradecer pela visita no meu blog, e seu comentário, sempre muito bem argumentado.

    Agora vamos a minha visão, sobre esta temática:

    Diante do caos em que vivemos, tratando-se de segurança pública, e do sentimento de impunidade, a qual muitos de nós compartilhamos, surge então, a oportunidade de trazer de volta, a crença em uma justiça verdadeiramente justa, para todos igualmente.

    Falo da magistratura - nela estão guardadas todas as nossas esperanças na justiça, e dela partem ações que podem tanto serem benéficas ou não, para a ordem pública. Em especial, me refiro a liberdade provisória, como sabemos, a regra é o preso responder em liberdade, preenchido alguns requisitos, porém, cabe ao juiz, em nome da ordem pública e da instituição PODER JUDICIÁRIO, usar de ferramentas legais que dispõe, para manter preso, quem tenha feito algum delito, e demonstre que o fez pura e simplesmente por ter em si, um sentimento de que a justiça é falha.

    Quando me refiro a cidadão de bem, me refiro a aquele que estuda, trabalha, paga suas contas, e se vê a mercê do crime, a mercê da impunidade que paira sobre nossos salões nobres, de tapete vermelho, a mercê do tráfico que os expulsa de suas casas, a mercê dos banqueiros, que descapitalizam as instituições e fogem para outros países, esse é o cidadão de bem, que ao ver uma operação da policia federal, volta a ter um pouquinho de crença na justiça, mas alguns dias depois, vê todos aqueles figurões, saíndo rindo, pela porta da frente da delegacia.

    Recomendo a leitura do blog do juiz José Luiz,em especial, no post, http://joseluizalmeida.wordpress.com/2008/10/28/prisao-preventiva-perigosidade-do-acusado-homenagem-que-se-presta-a-ordem-publica/#more-2037 , nele este magistrado, deixa claro, o compromisso em que deve-se ter, com a ordem publica, e a forma que deve-se agir, com quem a afronta.

    Agradeço também pelo voto, e digo que é sempre bom trocar idéias, a respeito do direito. É isso que acho maravilhoso no direito, dentro de um mesmo contexto, podermos ter opiniões diferentes, e ambas defendidas com maestria.

    abraço e um excelente fds!
    www.comideiaseideais.blogspot.com

     
  3. sacodefilo disse:
    Postado em sexta-feira, outubro 31, 2008 4:37:00 PM

    Alex,

    Gostei da metáfora da ponte. Há um conto do Kafka em que o homem sonhou que era uma ponte... leia e me diga depois (fácil de achar no google - digite kafka e ponte) e veja que fantástico.
    Acho que os blogues são a melhor rede social que existe porque, diferentemente do orkut, ela aproxima as pessoas por afinidade intelectual. É uma rede social mais seletiva.
    Gosto disso.
    Aprendi que temos sim o direito de selecionar com quem queremos nos relacionar virtualmente, já que, na vida real, temos que conviver com gente que, se fossem perfis em nossos orkuts, já teríamos excluído há um tempão.
    Abraços

     
  4. All3X disse:
    Postado em sexta-feira, outubro 31, 2008 5:08:00 PM

    Marcelo, dica mais que recebida e já irei buscar.
    Rede social seletiva, não tinha pensado nisso, na verdade, novamente você pensa mais longe do que antes havia ido. Muito boa.
    Melhor ainda o que diz ao final, e reitero: existem "perfis" que dá vontade de denunciar por apenas existirem...rs. Figuras trágicas, por isso sempre reflito sobre o ser humano, afinal olha só como somos capazes de nos tornar...rs
    E Márcio, meu colega jurídico, argumentos não faltam a você. Agora tenho que colocar meus pensamentos em ordem, agradeço sua atenção, e logo irei responder.
    Ah, Ellen, é isso mesmo: blogar e divulgar. Espalhar nossas idéias pela blogosfera...eis nossa missão.
    Valeu,
    All3X

     
  5. Postado em sexta-feira, outubro 31, 2008 8:04:00 PM

    Oi, Alex!

    Adorei a sua metáfora entra a ponte e o recurso de "seguidores". Realemnte, este recurso é uma ponte ótima. O melhor desse aplicativo é poder saber quando os nossos amigos postam algo e ir lá para comentar, sem necessariamente, esperar um dia o outro num intervalo de postagem.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

     
  6. Anônimo
    disse:
    Postado em sábado, novembro 01, 2008 3:31:00 PM

    Gostei do seu blog!
    Parabéns... excelentes posts!

     
  7. Daan disse:
    Postado em sábado, novembro 01, 2008 3:41:00 PM

    Otima metafora,at+++ que a ponte esteja nos conectando kpskpks..

     
  8. Anônimo
    disse:
    Postado em sábado, novembro 01, 2008 4:00:00 PM

    muito bom !!!

    parabéns ...

    http://animes-augusto.blogspot.com/

     
  9. Anônimo
    disse:
    Postado em sábado, novembro 01, 2008 8:54:00 PM

    Me fizeste lembrar duas coisas, uma foi a música do Charlie Brown, "Pontes Indestrutíveis", mas a outra lembrança tem um pouco mais de valor, um conto que me contaram quando era criança, tem muito tempo e não lembro, mas sei que tem algo haver com pontes e paredes.
    Pontes nos conectam ao mundo, ninguém é auto-suficiente e consegue viver isoladamente.

     
  10. Postado em sábado, novembro 01, 2008 11:12:00 PM

    Belo texto,excelente metáfora... Concordo ctg!!! Precisamos de convivência e interação com nossos semelhantes.
    Por isso desde ontem tbém estou usando o recurso dos seguidores...
    Aqui deixo o meu convite pra vc conhecer meu blog e ser um dos seguidores dele tb.

    Bjos

     
  11. Postado em quarta-feira, novembro 05, 2008 11:19:00 PM

    Caro Alex

    Obrigado pela comentário deixado em meu blog. São vozes como a sua que energizam o Grito Pacífico.

    Gostei de sua postagem sobre as pontes, pois somos de fatos seres sociáveis, comunicáveis e interconectáveis.

    Parabéns pelos investimentos em seu blog.

    Sigamos juntos!

     
  12. Unknown disse:
    Postado em segunda-feira, novembro 10, 2008 11:51:00 PM

    Interessante essa relação da "ponte" com "pontífice". Eu não sabia dessa.

    As pontes servem para abrir o horizonte. São vias de duas mãos. Se ensina e se aprende.

    http://escondidin.blogspot.com/

     

Postar um comentário

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio."
Não se intimide, seja livre para comentar!

Areias do tempo:

Grãos Associados:

BlogBlogs: